Estudo design e nunk fiz um freela antes. Como sei q tem gente aki com bagagem de sobra, gostaria de umas opiniões.
Recebi a proposta de um freela pra adesivos, Stickers, e vou fazer o desenho e talz. Como meu comprador vai produzir meu sticker, não sei quanto cobrar, pensando que ele pode ser vendido para lojas, empresas, pessoas normais, enfim, pois se trata de uma fábrica.
Se meu desenho poderá rodar por aí, cobro uma parcela nos lucros? Cobro caro pelo desenho? Enfim, não sei o q fazer.
Se vc já fez um trabalho parecido, pfv opine e me de uma noção.
Permalink Responder até Simon em 21 outubro 2009 at 18:58
Olá Victor.
Seguinte, se vc está começando agora e vai ser seu primeiro job acho que a melhor coisa eh pensar em quanto tmp vc vai leva pra criar esse desenho. Nessa, vc faz uma avaliação do quanto é bom pra vc cobrar por hora.
Acredito que entre profissionais... e se eu estiver errado os colegas me corrijam, o valor/hora de trabalho varie entre R$ 30,00 a R$ 60,00 reais (talvez mais) dependendo óbvio da experiência do Designer/D.A.
Sei lá, faça uma somatória com 20,00 reais/hora no seu caso e veja se é um preço bom pelo tmp que vai gastar.
Essa de preço é variável, ñ dá pra cobrar de todos a mesma coisa, entende? ai vc leva em conta o porte da empresa, qual finalidade seu trabalho terá, tmp de produção, etc...
Outra coisa é o tal direito de imagem sobre desenhos por exemplo, eu acho complicado seguir as "tabelas" e "regras" criadas pelas associações que dão suporte à nossa área. Não da pra seguir a risca. Eu acho sempre que nós saimos perdendo, pq a concorrência é grande e tem muita gente cobrando quase nada.
Talvez cobrando bem para seder o direito de usarem como imagem o seu desenho é um jeito.
Cara, existem essas tais tabelas.
Procure algo como tabelha de associação dos Desginers Gráficos, tabela referencial de valores etc... acho q vc vai achar.
Se eu conseguir algum link eu posto aqui.
Bom, no mais é isso... acho q com tmp vc vai se sentindo mais confortável de orçar seus trabalhos e vendo que é díficil fechar um bom preço, ñ dar valores kkkkk.