Tenho recebido constantemente ofertas de trabalho do tipo "contrato de risco". Tratam-se de alegadas concorrências entre agências de propaganda, sendo que a contratante na maioria das vezes proclama que "está 90% em casa", insinua que já ganhou, etc... Mas deixa claro que só efetuará o pagamento se vencer. Uma única vez aceitei e enviei cerca de 10 ou 12 temas criativos. Depois, a agência informou-me que venceu, mas não com um dos meus temas. Pedi para ver o conceito vencedor e era um "mix" dos textos que eu havia criado. Não recebi nada. O que os colegas acham disso? Concordam em participar? Abraços...
Oi Gilberto, esse é um problema muito comum na nossa área. Eu também passei por isso em uma fase do trabalho e hoje parei de participar de concorrências. As grandes agências aproveitam da situação para exercer esse tipo de coisa e não tem a menor preocupação em usar o melhor de cada proposta.
Eu não acho que o caminho seja por ai, a não ser que entenda esses riscos e esteja com tempo livre para investir em algo assim. Mas como qualquer investimento de alto risco, os ganhos tem que ser proporcionais também.
Caro Gilberto,
Não é de hoje que os contratos de risco são propostos. Eu nunca aceitei esta forma de trabalho. Mesmo para clientes que já atendo, cobro 30% do valor do serviço para executar um layout, no caso do projeto não ir para frente.
Hoje em dia, nem relógio trabalha mais de graça - tem que comprar bateria...
Amplo amplexo!
Marcio Goldzweig www.mzweig.com.br/marcio
Contrato de risco é muito complicado para quem trabalha com serviços de imediato consumo: músicos, artistas em geral, etc. Mas é realmente muito comum, até porque é de extrema dificuldade a prova da autoria de uma obra.
Em bom português? É um saco.
Já escrevi diversos posts sobre cliente que propõe pagar apenas no caso de êxito ou daqueles que querem ver uma "amostra" antes de fechar negócio.